quarta-feira, 25 de Abril de 2018

Redes iniciam campanha

As redes de supermercados GBarbosa, Extra e Bompreço iniciaram neste quarta-feira, 4, a campanha educativa/promocional "De Olho na Validade", que tem por objetivo fazer com que os consumidores verifiquem o prazo de validade dos produtos antes de passar pelo caixa. A campanha é uma ação promovida pela Associação Sergipana de Supermercados (Ases) juntamente com a Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor através do Procon/Sergipe.

João Luiz Silva Oliveira, presidente da Ases, explica que a ação funciona de forma simples e vai beneficiar diretamente os consumidores. "Caso o consumidor encontre qualquer produto fora do prazo de validade exposto nos supermercados conveniados, deve procurar um funcionário da loja e fazer a denúncia. O supermercado deverá entregar ao cliente outro produto do mesmo tipo, dento do prazo de validade, gratuitamente".

O gente regional do GBarbosa, Júlio César, releva que uma das diretrizes da marca é a qualidade sempre, e a validade passar por esse processo. "O cuidado com o prazo de validade dos produtos passa por um sistema de controle rigoroso, esperamos que continue não sendo encontrados produtos vencidos, mas caso isso aconteça já temos uma metodologia na qual o cliente pode sair beneficiado, o De Olho na Validade". A rede já aderiu ao programa em outras cidades como Minas Gerais e Rio de Janeiro e agora chega para a cidade na qual iniciou seus trabalhos.

Para avaliar o andamento da campanha e monitorar no sentido de fiscalizar o cumprimento do regulamento, o Procon/Sergipe fará reuniões trimestrais com a diretoria da Ases e os supermercadistas. A diretora do órgão, Gilsa Brito, revela que hoje os números de reclamações relacionadas a produtos vencidos chegam a 50, o que considera alto. "Sempre que recebemos reclamações são relacionadas a produtos já pagos, essa campanha atua antes disso, o que vai diminuir significativamente esses dados".

Para participar da campanha os supermercados precisam assinar um termo de cooperação concordando com o regulamento da campanha que está disponível na Ases.